terça-feira, 7 de fevereiro de 2017


No vídeo acima um médico dermatologista fala um pouco sobre a forma como é adquirida a hanseníase, a situação do Brasil e de alguns estados brasileiros em relação aos casos desta doença; é abordado também sobre a doença com a relação socioeconômica das pessoas, além dos sintomas, tratamento, as consequências em caso de abandono deste e a prevenção dessa patologia. Também desmistifica um pouco a transmissão da doença, mostrando que nem todos os portadores são capazes de difundi-la. 

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

A sexualidade dos portadores da hanseníase

O artigo anexado nos leva a pensar sobre outros aspectos da hanseníase, como a grande maioria dos estudos nos leva a analisar apenas os métodos de tratamento e como identificar tal enfermidade, esse estudo enfoca a questão humana por trás disso tudo, principalmente comentado aqui a questão da sexualidade dos portadores de hanseníase. É abordado um pouco sobre o preconceito, o que achamos muito interessante, pois como no próprio texto diz "Esta situação é originada basicamente em função da generalizada falta de informação por parte da população acerca do assunto", o que causa um forte impacto psicossocial nos portadores da doença.
É citado também algumas causas causas para essa alteração na sexualidade dos pacientes, são elas psicológicas e orgânicas. Dentre as orgânicas é citada a predileção desse bacilo pelo testículo, que ainda é pouco esclarecida e causa diminuição da libido, algo que pontuamos como muito interessante e pouco conhecido. Esperamos ter contribuído mais um pouco com o conhecimento de vocês, deixem suas opiniões aqui, sobre algo mais que desejam saber e vamos tentar postar!

clique aqui para visualizar o artigo

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Janeiro Roxo


A campanha Janeiro Roxo, foi elaborada com o objetivo de conscientizar toda a população sobre a importância dessa doença e alertar sobre o diagnóstico precoce, pois apesar de ser uma das doenças mais antigas ja registradas e de possuir um diagnóstico simples e tratamento gratuito, muitos pacientes buscam o tratamento em fases avançadas da doença, o que pode causar sequelas irreversíveis. Há mais de 200.000 novos casos a cada ano no mundo e o Brasil está em segundo lugar quando se trata de portadores da hanseníase.

Fonte: http://www.drajulianaferes.com.br/single-post/2016/1/29/Janeiro-Roxo-campanha-mundial-de-combate-a-Hansen%C3%ADase